Para lidar com a doença do Parkinson

Aikido (*1)

Aikido é uma arte marcial originalmente praticada apenas no Japão e nas últimas décadas no mundo inteiro. A ideal coordenação da mente e do corpo é o fundamento para se tornar “mestre do movimento (*2)”, tanto no dojo (*3) bem como na vida diária.

Parkinson(ismo) e Aikido (*4)

A influência perturbadora da Doença de Parkinson ou o Parkinsonismo tal como o MSA, CBD, no vosso movimento não pode ser tirado por Aikido.

Ainda assim, você pode aprender a fazer uso de seus benefícios para relaxar em situações desconfortáveis, por exemplo provocadas por tremor, paralisia, fadiga e instabilidade postural.

Ao praticar Aikido, você pode melhorar sua habilidade de mover de uma forma saudável e flexível, fazendo ou não uso de estímulos externos ou apoios para caminhar.

Parkinson(ismo), Aikido e Bart Derkx

O fisioterapeuta Bart faz parte de ParkinsonNet desde 2005. Em 2010, ele começou com Aikido com seis dos seus pacientes. Bart tem um segundo Dan de Aikido ( 2004 - Ki-no-Kenkyukai International por Kenjiro Yoshigasaki e Ki-Aikido centro por Eugène du Long)

Parkinson(ismo), Aikido, Bart Derkx, investigaçao científico

Bart está convicto que vale a pena o esforço de realizar a pesquisa científica sobre o efeito de Aikido sobre pessoas com Parkinson(ismo). Só assim essa intervenção pode ser integrada na saúde pública para que todos os interessados consigam se beneficiar disso.

Como parte desta pesquisa, Bart queria iniciar pelo menos mais dois grupos, um na Noruega e outro nos Açores, Portugal.

Para obter informações sobre a pesquisa, você pode visitar o site: www.filoski.eu

Está interessado em Aikido como um paciente Parkinsoniano ou um cuidador informal / profissional? Entre em contato com Bart Derkx através do 

Notes
(*1) Do: um processo de aprendizagem passo a passo, Ai: mantendo harmonia com, Ki: a fonte indefinível da sua vida pessoal e a vida em geral.
(*2) Movimento: de uma forma fisicamente e psicologicamente integrado
(*3) Dojo, ou salão de treinamento. O nome do quarto onde Aikido é praticado tradicionalmente.
(*4) A prática de Aikido consiste de três campos integrados de habilidades:
  • O treinamento de Ukemi (movimentos iniciais) e Nage (movimentos guiados),
  • Aiki-Taiso (coordenação de movimentos individuais)
  • Treinamento-Ki (equilíbrio postural, exercícios de respiração, e meditação).